A Fundação Casa de Rui Barbosa está disponibilizando um acervo raro da Literatura de Cordel com mais de duas mil obras para download gratuito.
O Projeto Literatura Popular em Versos reúne, até agora, obras e biografias de 21 cordelistas.
O cordel surgiu no Brasil na segunda metade do século XIX e se expandiu da Bahia ao Pará. Para as pessoas da época, os folhetos com contos fantásticos, histórias de amor, aventuras de heróis e tantos outros temas que chegavam da Europa, viraram uma fonte de informação e divertimento.
O poeta nordestino, então, passou a incorporar e adaptar essas histórias à sua realidade, relatando-as através de sua linguagem cotidiana, atrelada às xilogravuras e ilustrações das capas dos folhetos que ajudavam a compor a obra.
O projeto da Casa de Rui Barbosa começou com a iniciativa da Professora Ivone da Silva Ramos Maya que, ao receber um material muito raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, um dos mais reconhecidos poetas do gênero, começou a imaginar uma forma de difundir a obra do autor.
A proposta tem por objetivo preservar a Literatura de Cordel, para que seu enorme valor histórico e cultural não se perca.
Devido à raridade e antiguidade da produção, foi necessário submeter as obras à restauração e posterior digitalização, permitindo, assim, propagá-las de maneira mais fácil, via internet.
O Acervo completo pode ser encontrado neste link: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/apresentacao.html
Iniciativa fantástica. Cordelista é o cantador, o menestrel que mantém viva a cultura oral. Fantástico.
Bela notícia. Parabéns!
Bela iniciativa!
Eu amo literatura de cordel. Adorei. Bela iniciativa.
coisa boa pra danar
Ótimo!!!!
Parabéns , muito bom !!!
Cultura é o alimento da alma
Sou fascinada por literatura de cordel. No meu blog tem um pouco de minhas produções vejam em: os cordéis de lusinete.
Excelente iniciativa mesmo! Não só por tentar preservar a literatura de cordel, e a manter viva e conhecida para outras gerações, mas também, e principalmente, por tornar mais fácil o seu acesso. Parabéns!
Adorei. É cultura, amo literatura de cordel. É difícil de ser disponibilizado dessa forma. Ótima idéia.
Amei.
Amei a iniciativa. Parabéns ao projeto . Sou apaixonada por cordel e até me arrisco a escrever alguns…
Parabenizamos a casa Rui Barbosa e ahradecemos a professora pela iniciativa..Um abraço
Gostei.