5 Filmes e Documentários sobre música para você ver no Netflix

No Dia do Músico, O Palma traz para vocês 5 filmes e documentários sobre música, disponíveis no Netflix.
Afinal, o que seria da vida sem música?
Como dizia Friedrich Nietzsche: “Sem música, a vida seria um erro”

1. Can’t stand losing you – sobrevivendo ao The Police

cantstandlosingyou_02-1000x520

Dirigido por Lauren Lazin e Andy Grieve, o documentário Can’t stand losing you é baseado no livro One Train Later, escrito pelo guitarrista Andy Summers, e conta a trajetória da banda The Police, mostrando o percurso do grupo desde o início da carreira, até o seu fim. Narrado pelo próprio Summers que sempre andava com a câmera a postos, fotografando tudo de interessante que visse pela frente , o documentário traz algumas de suas fotos inéditas, mostra os excessos da banda no consumo de drogas e álcool e os problemas acarretados pela guerra de egos entre os integrantes.

2. Amy

d79f15_a0dd061f209b4569acdd42a94e123395

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2016, Amy conta a história de uma das mais belas e poderosas vozes do mundo, trazendo vídeos e fotos preciosos desde a infância da cantora, além de depoimentos de amigos e familiares. Amy Winehouse teve uma carreira curta, glamourosa, turbulenta e o documentário vai muito além do seu conhecido problema com o consumo de álcool e drogas: mostra o seu relacionamento problemático com Blake Fielder-Civil e com seu pai, que renderam músicas tão maravilhosas quanto perturbadoras; a fragilidade por trás da figura imponente e marcante de Amy, que tantas vezes anunciou em Rehab “I don’t ever want to drink again… I just need a friend.” (Eu não quero beber nunca mais, eu só preciso de um amigo), os problemas com a imprensa, mas, principalmente, o ser humano por trás da celebridade.

3. Buena Vista Social Club

buena-vista-social-club_ferfiak

Em 1996, Ry Cooder, guitarrista e produtor musical, vai a Cuba na intenção de reunir músicos veteranos da década de 50 para a gravação de um cd. Deste grupo formado por Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Rúben González, Compay Segundo, entre outros, sai o disco Buena Vista Social Club (o nome faz referência a uma antiga casa de shows de Havana, fechada nos anos 50). O disco foi premiado com um Grammy, vendeu milhares de cópias no mundo todo e é até hoje o álbum de maior sucesso da música cubana. Dois anos após a gravação, o Diretor Wim Wenders, velho amigo de Ry, volta a Havana para filmar em seu documentário as histórias dos músicos que participaram do projeto. O documentário foi indicado ao Oscar de 2000, concorrendo na categoria de Melhor Documentário, e venceu, na mesma categoria, o prêmio Satellite Awards (2000).

4. Cauby – começaria tudo outra vez.

images-cms-image-000497396

No dia 15 de Maio deste ano, aos 85 anos, faleceu Cauby Peixoto, considerado por Elis Regina, Agnaldo Rayol e outros o maior cantor do Brasil. O Documentário com roteiro e direção de Nelson Honeiff foi uma bela homenagem à vida e carreira de Cauby — que pouco falou durante todo o documentário —, abordando temas como sua bissexualidade, sua ida para os Estados Unidos nos anos 50 e algumas parcerias duvidosas, mas sempre com os holofotes virados para a grandeza de Cauby Peixoto.

5. Johnny e June

2006portaljohnny-e1434834600901-777x437

A cinebiografia Jhonny e June — em inglês Walk the Line —, baseado em seu livro autobiográfico, conta a história do cantor country Johnny Cash, passando pela sua infância conturbada, quando ele só cantava nos campos de algodão, pelo serviço militar, o início de sua carreira em Memphis, Tennessee, quando gravou ao lado de Elvis Presley e Jerry Lee Lewis, até conhecer June Carter, o grande amor da sua vida.
Joaquin Phoenix interpreta o papel de Johnny Cash, personagem que oscila entre sua personalidade bad boy/viciado e bom moço até conquistar o coração de June, interpretada por Reese Witherspoon — papel que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Oscar e o Globo de Ouro na categoria Comédia/Musical.

Share This:

2 thoughts on “5 Filmes e Documentários sobre música para você ver no Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *