Black subversivo, uma década antes do funk carioca começar a engatinhar, o soul invadiu os clubes do subúrbio da cidade. Foi o tempo das equipes de som, dos blacks e dos cocotas.
“Tinha o baile black e o baile da galera que curtia rock, conhecidos como os cocotas. Os cocotas iam pros bailes de rock do subúrbio, tinham cabelo parafinado, visual meio surfista, usavam calça com o rego aparecendo.
O negócio deles era só diversão. Já o baile black era mais sério, mais social, todo mundo ia bem vestido, produzido.
Era uma espécie de ritual, tinha coreografias ensaiadas, etc. ”, recorda DJ Marlboro. “A gente ia para o baile para escutar músicas que não ouvia em lugar nenhum.
Algumas delas, quando tocavam, o público urrava. Não tinha internet, era muito difícil conseguir disco importado.
Algumas músicas eram preciosidades. Vi um cara trocar um fusca por um compacto importado – não estou brincando”, conclui.
A explosão do soul carioca na década de 70 ficou conhecida como movimento Black Rio e reuniu nomes como Tim Maia, Toni Tornado, Gerson King Combo, Cassiano, Carlos Dafé, Banda Black Rio e muitos outros.
Os músicos não eram os únicos protagonistas da cena; ainda mais importantes para o público eram as equipes de som, como Soul Grand Prix, Black Power e a recém criada Furacão 2000.
Eram mais de 400 equipes, que promoviam bailes frequentados por incontáveis jovens.
Os Bailes da Pesada promovidos pelo locutor de rádio Big Boy ao lado do DJ Ademir Lemos, aos domingos no Canecão, são considerados o marco inicial das festas black no Rio.
Apesar de serem realizados na Zona Sul, os bailes atraiam jovens de toda a cidade para dançar ao som de James Brown, Earth, Wind & Fire, Tower of Power e outros nomes da black music, que dividiam a playlist do DJ com sucessos do rock e do pop.
As domingueiras do Canecão, no entanto, não durariam muito. Os donos da casa decidiram interrompê-las para realizar uma temporada de concertos de Roberto Carlos.
Big Boy, agora sem o parceiro Ademir, passou a promover sua festa em diversos clubes do subúrbio carioca, levando sempre uma legião de fiéis seguidores.
Esta logística itinerante foi adotada por outras equipes que surgiram no período. “Em geral, não tinha isso de frequentar um baile específico.
Nós ficávamos de olho na programação. Aonde quer que as nossas equipes preferidas fossem, nos íamos junto.”
Recorda Sir Dema, organizador/DJ das festas Soul Baby Soul e Clube do Soul e um dos principais nomes da recente retomada da black music nas cidades do sudeste.
Na década de 70, o soul era uma grande novidade por aqui e a maioria dos discos ainda eram importados e de difícil acesso.
Como afirma Hermano Vianna em seu clássico estudo O Baile Funk Carioca: Festas e Estilos de Vida Metropolitanos, muitos dos sucessos daquilo que era chamado de soul pelos DJs cariocas na verdade já pertenciam a um novo estilo, surgido nos EUA nos anos 70: o funk, cujo precursor foi James Brown.
Vendo o potencial do estilo, a mídia passou a cortejar alguns artistas. A TV Globo estudou lançar um programa tendo Tim Maia, Toni Tornado e Gerson King Combo como apresentadores.
As gravadoras passaram a investir pesado, lançando diversos artistas que foram na onda do movimento, com destaque para a Banda Black Rio, formada por músicos experientes.
A Banda chegou a tocar com Caetano Veloso no show Bicho e lançou três discos oficiais, entre os quais o histórico Maria Fumaça, até hoje considerado um dos melhores álbuns brasileiros de música instrumental.
A figura que talvez melhor encarnou o black power brasileiro foi o lendário Dom Filó, criador da Soul Grandprix, equipe que se identificava mais fortemente com o movimento black power, embora as referências – calça boca-de-sino, roupas coloridas, enjeitadas cabeleiras, etc – fossem mais estéticas do que políticas.
“O Dom Filó era um cara muito politizado e carismático. Naquela época, 80 % dos negros não opinavam nada politicamente.
Quando viram aqueles caras dançando junto, com aquelas roupas e cabelos, os militares perceberam que se nasce um líder ali no meio ia dar uma grande merda para o governo. Foi aí que eles passaram a perseguir os blacks”, explica Malboro.
Muitos artistas e donos de equipes foram parar no DOPS e o Black Rio tornou-se subversivo. “A perseguição tirou a força do movimento. O melhor momento musical da humanidade é a música negra do final dos 60 ao inicio dos 80”, opina DJ Marlboro.
“É que nem o futebol da época de Pelé e Garrincha. Infelizmente, houve uma interrupção no desenvolvimento da música black brasileira, por conta da ditadura. Mas temos o Tim Maia e tantos outros talentos incríveis”.
Os bailes de rock continuaram rolando durante todo esse tempo. Os cocotas não ameaçavam a segurança nacional como fazia a rapaziada do soul.
Era preciso seguir os mandamentos black, como dizia o sucesso de Gerson King Combo. Além da música e dos discos, começava a chegar ao Brasil todo o ideário de orgulho negro e consciência racial exaltada por muitos dos ícones do soul.
Nos subúrbios das grandes cidades, a identificação dos jovens foi quase instantânea. Como assinala o cientista político Renato Ortiz, diferentemente do samba, que se tornou um símbolo do Brasil mestiço, muitos viam o soul como uma música feita por negros para negros.
Nascido no sul dos EUA, o estilo parecia refletir o cotidiano e os sentimentos de muitos jovens brasileiros.
“Quando tínhamos 15 anos, tentaram nos impor o samba. Mas o soul nos libertou de sermos obrigados a seguir aquele caminho.
Percebi que ser um jovem de baixa renda não me obrigava a tocar repique no carnaval. O soul foi uma libertação dessa tradição”, conta Dema.
Em 1976, pelo menos 30 mil pessoas foram ao Portelão para um show de Gerson King Combo. Aquela seria uma noite especial, uma celebração da força do movimento que havia conquistado os subúrbios e a Zona Sul carioca, mas a polícia chegou com toda a truculência, expulsando o público, e o concerto de Combo teve que ser cancelado.
No fim dos anos 70, um novo ritmo, ainda mais dançante, desembarcou com força na cidade: era o início da era Disco.
Rapidamente, os bailes de rock aderiram aos embalos de sábado à noite e começaram a tocar sucessos dos Bee Gees, das brasileiras Frenéticas e outros.
Os bailes soul ainda resistiram por um tempo, mas os black’s também acabaram entrando na onda da disco – nos Estados Unidos, vários grandes nomes da black music há muito flertavam com o novo ritmo em suas canções.
Em 1978, o próprio Tim Maia experimentou a nova levada em Tim Maia Disco Club.
Quem diria que a onda disco e a repressão ao soul acabariam aproximando cocotas e black’s, misturando tudo na gênese da cena que daria origem ao funk carioca, no fim dos anos 70? Pelo menos esta é a interpretação que Malboro dá à história do gênero do qual se tornou o maior representante:
“Se antes havia 300 bailes soul e 200 de cocotas, nessa época eles viraram 500 bailes funk! Isso ocorreu quando a disco blackeou, ou quando black discotecou“, arremata o DJ.
Narrativa bacana e importante esta: Porem careceu ao meu ver, de citar alguns fatos e personagens importantes deste período, que podemos até chamar de lendários, na vida de uma parcela enorme, de jovens Negros e Negras do rio de janeiro. Se é verdade que o movimento Black, não tinha um conteúdo ideológico e politico,na sua exenscia, o que concordo, mais a sua existência por si só, era profundamente politico, tanto o, é, que sofreu as interferências dos órgãos de repressão do Estado,seja os serviços de inteligencias, seja das policias Militares e Civil, que nos reprimiam a torta e a direita. O IPCN, entidade do Movimento Negro do rj, foi fundada em 1974, polo aglutinador da militância Negra consciente do rj, já era observado pelos orgãos de repressão, boa parte da militância que ali atuavam, também participavam dos evento da nossa Black Music. Quanto as Equipes de Soul Music da época, senti falta nessa narrativa, de citações das lendárias equipes,Black Power e Alma Negra, dos dançarinos das respectivas equipes(Black Power, Paulo Maneiro, Bicão, Lelei, Rubinho, as meninas, Tania, Eliane, Dinha e Eza), as meninas da Furacão e outras mais, pois foram esses e essas, personagens também importantes nessa historia, da nossa Back Music. Para nós jovens dessa época, moradores dos bairros do subúrbio carioca, como Rocha Miranda, Osvaldo Cruz e Madureira, que tomamos duras dos homens, fomos presos e espancados pelos aparatos de repressão, nas chegadas ou saídas dos bailes Blacks, esses fatos e detalhes, merecem ser resgatados e enfocados, como registros dessa nossa memoria Black. Valeu pelo registro dessa nossa historia Black, Parabéns !
Muito boa a matéria.
Frequentei muitos destes bailes aqui em Juiz de Fora… Era o melhor que se podia dançar na época… Tem músicas (também conhecidas como balanço) que são irresistíveis até hoje… Vou publicar minha Playlist desta época… Espero que gostem e relembrem com carinho.. Vale a pena!!!
Jimmy Bo Horne – Dance Across The Floor
Chic – Good Times
Foxxy – Get Off
Imagination – Just An Illusion
Love De Luxe – Here Comes That Sound Again
Crown Height Affair – Sure Shot
Toni Garcia – Just Like The Wind
Michael Jackson – Don’t Stop Till You Get Enough
Delegation – Put a Litle Love on me
Kool & The Gang – Good Times Tonight
Lipps Inc. – Funktown
Chic – My Feet Keep Dancing
The Human League – Don’t Want Me
The Doobie Brothers – What A Fool Believes
Gibson Brothers – Cuba
Brass Construction – Get Up To get Down
Dazz_Band -_Let_It_Whip
Jimmy Bo Horne – You Get Me Hot
The Gap Band – Oops Upside Your Head
Zapp Roger – Doo Wa Ditty Blow That Thing
Brasas Construction – Can You See The Light
Laura Taylor – Dancin’ In My Feet
Diana Ross – Upside Down
Dan Hartman – Instant Replay
Instant Funk – I Got My Mind Made Up
Kool & The Gang – Celebration
The Whispers – And The Beat Goes On
Terry Campbel – Best Of My Love
T S Monk – Bon Bon Vie
The Gap Band – Burn Rubbe
Delegation – You And I
KC And The Sunshine Band – Do You Wanna Go Party
Earth Wind and Fire – September
Eruption – Go Johnnie Go
Evelyn Champagne King – Shame
Jimmy Ross – First true love affair
George Benson – On Broadway
Rick James – Give to me baby
Cheryl Lynn – Got To Be Real
Delegation _ Heartache n° 9
Skyy – Here’s To You
Change – Hold Tight
Alton McClain & Destiny – It Must Be Love
Karen Young – Hot Shot
Kool and the Gang – Ladies’ Night
The Gap Band – Let it whip
Earth Wind & Fire – Let’s Groove
Lips Inc – How Long
Kool & The Gang – Love festival
Love Unlimited Orchestra – I’m so glad that’s I’m a womam
Shalamar – Make That Move
Midas touch – Midnight Star
B.B.Q. Band – On the beat
Peaches And Herb – Shake Your Groove Thing
Prince – kiss
Chic – Everybody Dance
Anita Ward – Ring My Bell
Shalamar – Second Time Around
Evelyn Chapagne King – Shame
Rockwell – Somebodys Watching Me
Voyage – Souvenirs
Sugarhill Gang – Rappers’ Delight
Sylvester – You Make Me Feel Mighty Real
The Gap Band – Take Your Time
The sun – Sun Is Here
Tom Browne – Thighs High
Tom Jones – You Can Leave Your Hat On
Trio – Melô Do Da Da Da
Mandre – Freakins fine
Sister Sledge – We Are Family
Midnight Star – Wet My Whistle
Rick James – You and i
Billy Paul – Your Song
Sylvester – I who have nothing
Bob James – Sign of times
Quincy Jones – Ai No Corrida
Mc.Fadden & Whitehead – Aint No Stoppin Us Now
Dá um baile e tanto!!!
Bem citou o amigo Elias acima, vou mais além um pouco. Sempre que se fala de Soul e dos bailes da época omitem a baixada fluminense…PORQUE? É pessoal. Fico chateado com isso, pois de lá saiam caravanas de Negros e negras todos os finais de semana como também íamos daqui para os Clubes de lá, como o Belém de Caxias, Excursionistas de Belfor Roxo, Mesquitão, Queimadão… e não se falam neles. Já chega esse livro que está pela metade….