Seu Ego atrapalha o Eco?

Previous article
Next article

Imagine uma ilha no oceano, crescendo exponencialmente, e antes da decisão humana de usar plástico, essa ilha nunca existisse. As ilhas do lixo são apenas um exemplo dos crescentes desafios ambientais introduzidos e justificados por meio de certas visões éticas do mundo que favorecem a conveniência humana. A ética é um conjunto pessoal de costumes que orienta nossos processos de tomada de decisão; este artigo destacará as quatro principais mentalidades que alteram o comportamento de alguém em relação ao meio ambiente: egocêntrico, antropocêntrico, parceria e ecocêntrico. Isso pode revelar sua própria perspectiva tendenciosa e, com sorte, fornecer inspiração para reconsiderar como você se posiciona em relação aos outros e ao meio ambiente. Nosso ambiente social e cultural é nossa maior influência, além de nossas experiências pessoais. Durante minha entrevista com Ken Worthy, ele declarou: “O tipo de individualismo, mecanicismo e atomismo que é uma característica da filosofia ocidental desde a modernidade primitiva é realmente mais acentuada na filosofia política conservadora. A idéia do eu como esse tipo de ator atomista cujo interesse é separado de todos os outros ”. O atomismo reflete o conceito de que tudo é feito de partes que são manipuláveis ??sem afetar o todo; também faz referência ao fato de que a matéria é toda feita de átomos; portanto, estamos inegavelmente conectados a tudo no nível mais microscópico. À medida que a sociedade modernizou e desenvolveu uma mentalidade ego / antropocêntrica para atender às demandas da economia, a Terra foi reformulada para ser divisível. Por fim, perdemos o senso de fazer parte do todo.

 

 

Mentalidade egocêntrica

Uma mentalidade egocêntrica nos permite, como indivíduos, prosperar sem considerar o custo para os outros. Na sua forma mais rudimentar, essa é uma tática de sobrevivência, mas evoluiu para promover a ganância, a coleção pessoal e o ganho monetário. Essa ideologia se originou de Thomas Hobbes e John Locke, que enfatizavam o interesse próprio e a competição. Infelizmente, acreditar que, todos que trabalhando por si mesmos criaremos soluções coletivamente boas, muitas vezes desconsidera o custo para organismos não humanos e sistemas inanimados da biosfera. Por exemplo, as pessoas que trabalham arduamente para poder comprar uma casa maior com um quintal levaram à expansão suburbana, que tem o custo de construir sobre a paisagem natural, distribuir espécies nativas e aumentar a pegada de carbono individual. Essa perspectiva restritiva se alinha ao capitalismo, consumismo e à teoria de Laissez Faire. Os efeitos das decisões de centralização em si mesmo decorrem de muitas vezes a Terra ser vista de uma perspectiva utilitária que permite que ela seja abusada por seus recursos por conveniência e por economia.

Mentalidade antropocêntrica

O conceito de pensamento antropocêntrico é uma extensão do eu egocêntrico, no qual a conservação da terra só é relevante na medida em que sustenta a sociedade humana. Uma palavra que quero destacar é conservação em contraste com preservação; conservação é reservar recursos naturais para uso humano no futuro, enquanto preservação trabalha para proteger a natureza por seu valor intrínseco, e não por lucro. O pensamento antropocêntrico considera que a ação correta é a que mais beneficia as pessoas por um período mais longo, maximizando os recursos. Isso justifica o gerenciamento da natureza como uma mercadoria com o objetivo de nos servir. Além disso, o conceito de progresso impulsionado pela sociedade geralmente não leva em conta os custos de degradação do ecossistema. Por exemplo, o progresso é medido no lucro interno bruto, mas não diz nada sobre os impactos ambientais associados à acumulação de dinheiro.

Mentalidade da parceria

A ética da parceria é um conceito de reconhecimento da interdependência e promoção da eqüidade entre seres humanos e não humanos. Salienta-se, nessa mentalidade, a equidade sobre a igualdade, que reconhece que a distribuição de bens e decisões afetará desproporcionalmente as pessoas com menos poder e mais esforço para sustentar a vida, como as mulheres. Isso promove anti-opressão e aceitação da diferença. Carol Merchant enfatizou: “O maior bem para as comunidades humanas e não humanas é sua interdependência de vida mútua”, onde os seres humanos e toda a outra biodiversidade podem florescer igualmente. Essa mentalidade ética nos lembra que tomar também deve exigir darmos algo em troca e que tenhamos consideração e responsabilidade ética por aqueles objetos da nossa ação que sejam fáceis de objetivar e utilizar.

“Expectativas ilimitadas da natureza e a busca por acumulação e crescimento excedentes não se enquadram em uma estrutura ecológica… existem problemas reais aqui com capitalismo e mercado livre… olhem a intensidade de nossos problemas ambientais e a maneira como eles ameaçam a sobrevivência da sociedade . Ou mudamos a economia do capital para algo que seja mais congruente com a ética da ecologia e da parceria ou as mudanças na natureza resultarão em mudanças no sistema de capital ”, afirma o professor Ken Worthy. Essas citações enfatizam a escolha das pessoas de assumirem responsabilidades e agirem agora para garantir um habitat hospitaleiro para a sociedade e outra biodiversidade ou permanecer confortáveis ??em nossa destruição atual até que o meio ambiente force mudanças sociais e reformas para a sobrevivência.

Mentalidade Ecocêntrica

A ideologia ecocêntrica, a mais benéfica mutuamente, é considerar-se como valor igual às plantas, animais e terra. O termo ecocêntrico cunhado faz referência à ecologia e à visão holística de que cada parte da terra é inseparável e mantém um valor intrínseco, independentemente do seu valor monetário para uso humano. A relação entre humanos e seus arredores é evidência suficiente de que as escolhas de um indivíduo causam uma ondulação no todo. Uma maneira fácil de identificar se você é ecológico ou egocêntrico é se posicionar entre outros organismos e determinar se você considera os seres humanos no topo de uma pirâmide de organismo (ego) ou distribuídos igualmente entre outras espécies (eco).

Concluindo, peço que considere qual mentalidade ética o guia. Suas decisões custam aos outros? Reconhecer a importância e a interdependência do meio ambiente e de nós mesmos é uma situação em que todos saem ganhando; não há perda a longo prazo quando alguém preserva o meio ambiente.

Nicole Evans, Berkeley, California, 2019

 

- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here