Mais de 25 mil discos 78RPM raros para Download

by Troy R. Bennett / Mystery Jig Studios

“The Great 78” é um projeto que busca recuperar, preservar e encontrar discos de 78 rotações – que receberam este nome por conta da quantidade de rotações que davam por minuto – gravados entre, aproximadamente, os anos de 1898 e 1950. Durante este período, vários discos de grandes artistas foram gravados neste formato e apesar de boa parte, nos anos posteriores, ter sido remasterizada em LP’s e Cd’s, o projeto mostrou, reunindo essa coleção, que é possível encontrar obras raríssimas.

 Por conta da fragilidade do material do qual os discos eram feitos, se quebravam facilmente e, consequentemente, muita coisa se perdeu. O projeto conta com a ajuda de colecionadores e voluntários, e todo o material recolhido vem sendo digitalizado e disponibilizado para download gratuito, o que facilita a acesso a esse conteúdo raro por gerações futuras. Na digitalização foram mantidos os ruídos e algumas imperfeições, para que o áudio se aproximasse o máximo possível do original.

O acervo já conta com mais de 25 mil discos e, para descomplicar a busca, no site há diversas categorias e filtros (datas, a busca em si, estilo musical, artistas etc.) para que o ouvinte encontre exatamente o que procura. É possível encontrar grandes clássicos como Edith Piaf, Frank Sinatra, Billie Holiday, Glenn Miller, entre muitos outros.

 

LINK PARA BUSCA: THE GREAT 78 PROJECT

 

 

 

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *